Mato Grosso, Segunda-Feira, 29 de Abril de 2024     
Novo Portal
Universidade avalia a projeção interna das políticas de pesquisa e qualificação
Números demonstram que houve um avanço expressivo na área
Universidade avalia a projeção interna das políticas de pesquisa e qualificação
27/10/2004 15:52:26
por Coordenadoria de Comunicação Social

Terminou na manhã de terça-feira (26/10) na Sede Administrativa a reunião entre os coordenadores de campi e diretores de Institutos e Faculdades que fez um balanço sobre o atual cenário da pesquisa na Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). Na reunião que envolveu ainda outros setores da administração superior foram avaliados os prós e contras no avanço das políticas institucionais destinadas ao desenvolvimento da pesquisa no estado de MT.

No primeiro dia de reunião, na Chácara Santa Rosa, em Cáceres, os participantes reunidos em cinco coordenadorias avaliaram as etapas que compõem o processo de pesquisa e pós-graduação na Universidade.

A Coordenadoria de Acompanhamento e Avaliação de Programas e Projetos de Pesquisa analisou, por exemplo, o andamento de editais de pesquisa e os trâmites necessários ao financiamento de projetos.

O Programa de Qualificação Institucional (PQI) foi apresentado pela Coordenadoria de Capacitação Docente, que apresentou um relatório que demonstra uma evolução na área. Em dois anos o número de projetos de pesquisa cresceu consideravelmente. Em 2002, a Instituição possuía 63 projetos e hoje tem 279 sendo executados em seus campi universitários.

Qualidade

Um crescimento que pode ser verificado também na qualificação docente. Há cerca dois anos, a Universidade tinha em seus quadros 9 doutores, atualmente são 23. As salas de aula, somente em 2002, receberam 41 novos mestres, de um total de 171.

Um avanço que abrangeu da mesma forma as ações voltadas ao acadêmico. O número de bolsistas Probic (Programa de Bolsas de Iniciação Científica) de 87 em 2003 deu um salto para 304 estudantes atuando em projetos de pesquisa este ano.

“Esses dados apontam uma evolução nas áreas de pesquisa e pós-graduação e vão seguir crescendo nos próximos anos. Isso significa mais qualidade à pesquisa, o ensino e a extensão desenvolvida pela Universidade”, garante Laudemir Zart, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24680 | Impressões: 139513
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada